terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Cromo n.º 42 - Kalusha Bwalya



Este ano não acompanhei o CANolivier Bonamici, mas acho que um cromo em honra da Zâmbia ajusta-se. E quem mais senão a única referência que tenho desse país?

Lembrava-me deste jogador por ter passado pelo PSV e por ter marcado 3 nos 4-0 que a Itália (comn Tacconi na baliza, se não me engano) apanhou deles nos Jogos Olímpicos de 88, mas também por ser o único sobrevivente da selecção do seu país numa célebre tragédia da queda de um avião. Não estava no avião exactamente por jogar no estrangeiro.

Além disso o nome é daqueles que um gajo não esquece, tipo Bum Kum Cha, referência automática da minha geração a aspirinas da bayer leverskusen e a cromos duplos da panini no Mundial de 86.

Mas um gajo não para de aprender com a internet, então não é que o Kalusha hoje é presidente da federação e, antes disso, foi jogador-seleccionador??? Fiquei SABEDOR ainda que em 2004, aos 41 anos, resolveu mandar entrar a si mesmo, e marcou de livre directo o seu centésimo golo pelo seu país.

9 comentários:

  1. e eu achava diferente neste mano era mesmo ele ser tratado pelo primeiro nome,coisa no futebol só ao alcance dos tugas e zucas e alguns hermanos.E sabias que o Earnshaw doCardiff é primo deste e internacional pelo País de Gales???

    ResponderEliminar
  2. Melga, se calhar es conhecedor de um outro jogador e que foi campeão no Domingo...Rainford Kalaba...chegou ao Braga em 2008/2009 e esteve emprestado ao Gil Vicente e ao União de Leiria! Pelos jogos da Zâmbia que vi acho que ainda dava uns toques nesta equipa do Braga! Quanto ao Bwalya para além de ter sido um jogador do qual apenas me recordo do nome quando via infos da equipa do PSV á uns anos, só me apraz dizer que teve uma sorte do C#"$"&% por não ir naquele avião!

    ResponderEliminar
  3. Por acaso não sabia, mas se tivesse acompanhado este ano o CAN era capaz de me lembrar, pos Kalaba foi daqueles nomes que fixei, por ser parecido com Cabala e Chicabala, ahahaha

    O Chicabala não chegou a ser publicitado que era portador do virus da sida e por isso despedido do maríte?

    O Bwalya, se pesquisarmos bem nas infos do PSV, é capaz de ter feito parte da ficha de jogo de um célebre 5-0 no Philips Stadiom... o N'Kongolo sei que fez. E diz que também tinha sida, morreu depois de jogar no Atlético mas nunca foi publicitado essa razão. Disseram-me, não sei se é verdade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dessas duas situações não sabia...sei que o Chicabala segundo o Zero Zero ainda joga para os lados do Luxemburgo! O N'kongolo também não sei...tinha lido á uns tempos embolia cerebral mas...nunca fiando! Nos 5-0 ao FCP não sei, sei que na final com o Benfica não calçou!

      Eliminar
    2. Atenção que estás a ver o chicabala errado... tal como existe o landu e o kipulu ou kipulo errados... young white portuguese players from up the north que ganharam nickname the former black stars.

      É o chamado síndrome de "sou mánixe e não mánique".

      But then tehre's the black yazalde and the black inzaghi, to equilibrate the universe.

      Quanto ao Kalusha, referi essa cena do PSV exactamente por isso... em 87/88 ele ainda não estava lá. Só na época seguinte. Que é a das 5 lamapdinhas. Quando ainda havia para os lados do nuorte quem se risse da final das botas que saltavam...

      Eliminar
    3. http://www.zerozero.pt/jogador.php?id=31199&epoca_id=0&search=1

      chicabala not chiKabala

      http://www.zerozero.pt/jogador.php?id=162703&epoca_id=120

      Eliminar
  4. http://www.zerozero.pt/jogador.php?id=162798&epoca_id=128

    moreira not xemburgo

    http://www.zerozero.pt/jogador.php?id=593&epoca_id=140

    ResponderEliminar
  5. Esse Chikabala do marítimo não conhecia! pelo menos não ficou "cravado" na minha memória futebolística...nem sequer esse cromo! Mas tinha um nome BRUTAL! Webster Chikabala!

    ResponderEliminar