segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Cromo n.º 46: Robert McDonald



Do tempo em que só havia loja homónima no Saldanha ou nem isso. Festejava os golos como ninguém. Ainda hoje me faz coiso de ir procurar ao youtube e não ser tão bom como eu recordo: um joelho no chão, o outro a fazer um ângulo de 90º, e a celebração das mãozinhas que não sei ao certo se era uma dancinha disco ou se uns tiros de pistolas muito pouco masculinas.

E há quem confunda com o Peter Houtman, pelo cabelo e pela altura em que passou por Lisboa, mas a verdade é que este inglês veio da Holanda, mais concretamente do PSV. Aliás, o gajo fez lá grande parte da carreira e ainda anda por lá, como manager ou técnico de cabeleireiro num clube amador que é o DOVO.

10 comentários:

  1. Lembro-me deste cromo, o primeiro McDonald a chegar a Portugal...e não tinha formato de hamburguer! G'anda tosco! E lembro-me desta colecção...eu tinha-os quando era miúdo mas destruía as cadernetas e as colecções de calendários para fazer grandes jogatanas de futebol nas carpetes lá de casa..Que saudades desses tempos! Algumas cadernetas consegui (re)comprar ...esta colecção nunca mais, é até bastante rara...como os golos aqui do Mc!

    ResponderEliminar
  2. Com futebol nas carpetes you minete... caricas? Ahahaha cá pra baixo também... fosse em pátios e átrios de ladrilho ou azulejo ou até nalguns passeios da minha rua que davam para coiso!

    E a melhor bola para isso era a bola do cola-cao... os botões saltavam muito.

    ResponderEliminar
  3. Também joguei dessa forma, lembro-me até dos bonecos do cola cao que permitiam jogar com essas bolas... mas eu era mais á frente, cortava os cromos, pegava num daqueles chumbos que envolviam os chocolates dos doces sortidos, fazia o formato de uma bolinha e "chutava-a" com os cromos...era fantástico, jogadas de antologia em que no final ganhava sempre o FCP :) dai que as minhas cadernetas morreram todas! Acho que ainda vou juntar dinheiro para comprar os cd's ao CdC...fica mais económico que anda-las a comprar uma a uma!

    ResponderEliminar
  4. esse gajo é o dos Modern Talking,déb!

    ResponderEliminar
  5. O primeiro mék foi nã foi no cascais shop ?

    ResponderEliminar
  6. Será? Queres que te diga nunca fui ao Cascais Shopping esse... e ocasiões não faltaram, pois fui ver o Lhanence ao Esteril já umas boa meia dezena de vezes à vontadex...

    Mas a minha recordação mais entiga é mesmo esse do saldanha, no início dos 90's, obrigatório prá malta do Garb que ia ver bola ou concertos... se calhar a localização era estratégica também, por causa dos autocarros

    ResponderEliminar
  7. O Davidinho tem razão, a primeira loja do Pato McDonald foi em Cascais.

    Este Pato Donald era muito mauzinho, mas tomara eu que ele fosse jogador do Sporting actualmente. Comparado com o Ribas este era o Messi.

    Bruno, eu cá também me entretive a estragar cadernetas com os campeonatos que fazia numa alcatifa que tinha as dimensões ideais para os jogos, eheheh.

    Mas eu era mais prá frentex, porque os meus campeonatos chegavam à 2ª divisão, o meu Pai e eu recortávamos todos os jogadores que encontrávamos nos jornais e íamos fazendo as equipas, mas raramente (ou nunca) conseguimos as equipas todas, se calhar nem metade.

    E graças ao As Color, ao Kicker, ao Shoot, ao Match, ao Guerin Sportivo e ao Miroir do Football, os campeonatos eram extensíveis a Espanha, Inglaterra, Alemanha e Itália. Bons tempos, eheheheh

    E também fiquei com algumas colecções estragadas por causa disso, ainda não recuperei tudo, nem vou nunca recuperar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem Sloct isso é muito mais á frente!! Já vi que em tua casa até taças dos campeões havia! Adorava aquela alcatifa :)

      Eliminar
  8. Essa das jogatanas de futebol com cromos também ainda cheguei a fazer, mas criando eu equipas cá da terra (era o "Desportivo de Seixal", o "Amorense", o "Atlético Cruzense") e metendo Andrés, Sá Trincos, Hagis, Preud'Hommes e Silvinos a jogarem todos uns contra os outros - por isso é que agora tenho uma carrada de cromos riscados com os "patrocínios das equipas". Foi "febre" que se me acometeu entre '93 e '96... com sequelas que ainda se me duram até hoje :x

    Quando ao Roberto Big Mac, parece-me cá a mim que o momento de glória dele foi quando marcou uns trezentos golos ao Akranes. De resto...

    ResponderEliminar