segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Cromo n.º 41 - André



Um dos "operários das caxinas" que Artur Jorge levou para o FCP. quem era o outro? Ora aí está, não liam a Foot... era o Quim, que quando passou a treinador ganhou segundo nome, Vitorino, apesar de que acho que penso eu de que que ele não tem Vitorino no nome.

Mas voltando ao "mestre" André, muitos dirão que era um caceteiro (Réné nunca o esquecerá, creio), mas isso é redutor. Jogava a montes, cabeceava bem, apesar de não ser muito alto e de jogar a "trinco".

Este cromo é do Mundial 1986 e o penso na testa dá-lhe aquele toque de guerreiro que era mesmo a sua imagem de MARCA.

10 comentários:

  1. Cheira-me que esse ou o Paulinho Santos vai ser o adjunto do minguinhos no Porto.

    ResponderEliminar
  2. Ops... juro que não tinha lido isto antes...
    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=741246&via=fb

    ResponderEliminar
  3. Boa Melga! Realmente um jogador que era muito mais que apenas caceteiro! André era um dos motores que fez carburar o meio campo do FCP na década de 80/90! Peça fundamental na equipa que foi campeã da Europa em 87, marcou, entre outros golos nessa caminhada, o penalty na vitória por 2-1 frente ao Kiev nas Antas! o outro golo foi marcado pelo "mano" do mano Sousa! Sempre gostei de o ver jogar, sempre raçudo e que acabou a carreira em alta como titular do meu FCP. Infelizmente o seu sucessor natural no meio campo do FCP pereceu naquele fatídico acidente de automóvel! Rui Filipe era quase uma cópia do grande André! Para a posteridade guardarei sempre na memória uma das frases míticas que usava para dialogar com os árbitros e que era visível na Tv " Bai-te foder home!" - um poeta dos relvados!

    ResponderEliminar
  4. "Carregador de piano", a expressão que a Foot também celebrizou, acho que tenho scan disso, awaitem um bocado...

    O Rui Filipe era um jogador à André, sem dúvida, não digo isto por ter falecido, já acompanhava o gajo no Espinho de Quinito. Mister Robson apostou nele e no Secretário, a médio, a sua posição, mas por força de alguma imprensa que queria acabar com o broas, lá foi para defesa direito, uma péssima opção para ele e para a equipa, digam-me o que me disserem.

    Como chegou ao Real Madrid ainda hoje tou parvo, mas vemos que o mundo ainda funciona assim, basta ver o Klerber na canarinha e pensamos que algo está mal nesta merda, tal como a insistência na naturalização de Pepe, com a desculpa da lesão do Jorge Andrade, exactamente na melhor temporada de Bruno Alves em termos de desempenho desportivo em todos os sentidos, disciplinqr até, depois de meterem o psicólogo not delane vieira a acompanhá-lo.

    ResponderEliminar
  5. Ora aqui está
    http://desunited.no.sapo.pt/carreg.JPG

    ResponderEliminar
  6. A minha única latinha de coca-cola do mundial de 86 (remember latinhas com a cara dos saltillos?)

    ResponderEliminar
  7. yapness... eu tinha todas ou quase todas, mas acho que foi tudo pó lixe, tenho que ir ver ao sotão dos velhotes, que pelo menos uma lata gigante de tody cheia de caricas, berlindes e cromos ainda deve tar por lá.

    ResponderEliminar