quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Cromos Nº 78, 79 e 80 - Róth, Lazlo e Péter Disztl



Há cenas do camandro... a minha primeira referência de vida ao Videoton é uma equipa desconhecida que aparece na final da Taça UEFA em 1985, com dois irmãos gémeos barbudos. Que depois me aparecem mais tarde nos cromos do México 86. Que eu meti na cabeça que apareciam em cromos duplos. Nada disso. Apenas equipas mais pequenas tipo Coreias, Costas Ricas e Canadás é que apareciam em cromos duplos. Um desrespeito, na minha opinião. Outro engano que a memória me foi atraiçoando ao longo dos anos foi dos dois gémeos serem barbudos. É que o guarda-redes era, mas o defesa não! O que me confundiu todo foi outro jogador hungaro que parecia gémeo do guarda-redes, um tal de Antal Róth (que depois do Mundial do México ainda andou pelo Feyenoord).

Agora que a intermete nos pernit verificar a carreira desta malta toda com uns quantos cliques, é fixório topar que o frangoleiro tem um percurso deveras peculiar, indo para a RDA e para a Malásia antes de retornar ao seu país no pós-queda-do-muro, separando-se do irmão (que tinha acompanhado do Videoton para o Honved, para que eu os reencontrasse na caminhada do Benfica para a final da Taça dos Campeões Europeus em 1990, num jogo de competições europeias estranhamente jogado de tarde na Luz, numa goleada de 7 ou 8 em que o Sven-Goran fez aquela jogada do meter-um-médio-a-lateral, acho que o Paneira no lugar do José Carlos para meter a gazela abel Campos também ou algo assim), o Lazlo, cuja única experiência no exterior foi na Bélgica, ao serviço do Club Brugges, que na altura com Ceulemans e mais 10, normalmente era campeão.

3 comentários:

  1. tsé déb,isse é do tempe em que a Húngria tinha bons jogadores,k metiam medo e respeito(literalmente..)e equipas de quólidade.Agora,segundo li no Facebukas,o Videoton até perdia com o ultimo classificado da 2ª Liga...portantes..

    ResponderEliminar
  2. grande equipa??? Não tenho grande memória pós-puskas e pré-naranjito82, mas esta selecção magiar em 86 lembro-me bem que foi tipo noruega em 94 e frança em 92... limparam o apuramento com uma pinta do caraças, foram apontados como possiveis candidatos por isso e depois chegaram lá... e nada.

    Daqui só se aproveitava mesmo o mui jovem Lajos Detari, que depois não foi assim tão confirmada esperança, acho... uma especie de dragan stojkovic hungaro, digo eu. Se calhar tou a exagerar...

    ResponderEliminar
  3. A equipa hungara até podia ser boa mas calhou no grupo da França e da U.R.S.S. e não teve hipóteses. E ontem durante o jogo recordaram a final de 84-85 com o Real Madrid mas enganaram-se na ordem dos jogos, o Real Madrid ganhou o 1º fora por 3-0 e perdeu na 2ª mão em casa por 1-0.

    ResponderEliminar