sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Cromo N.º 85 - Rinat Dasaev



E pronto, matem-me e esfolem-me. Pra mim é este, o Bats e o Goicoechea aquele. Três frangoleiros que ganharam fama internacional que não mereciam. Até o Labreca se calhar merecia mais, se o critério fosse defender penaltis em fases finais de euros e mundiais.

Se bem que este... eu até me lembro de achar que ele era bom, mas não tão bom como diziam, quando o via em jogos da CCCP. Havia quem falasse dele como um monstro... e nunca vi isso. Ainda há uns tempos fui ao youtube tentar confirmar ou desconfirmar a minha opinião de teenager e fiquei na mesma. Uma compilação de defesas dele... tudo defesas normais, nada de espectacular mesmo, tudo muito hypezado, cheira-me que era um aproveitamento de antigamente passarem poucos jogos na tv, e muita propaganda pró-soviética, isso sim. Além disso irritava-me um bocado aquelas fanzocas dele que pronunciavam "Dáss-tá-éfe" (e se calhar até é assim que se diz, eheheh).

Competente, sim... mas muito, muito, muito sobrevalorizado na minha humilde opinião. Se não concordam, leiam esta cena dele em Sevilha: "Aunque es recordado como un buen jugador, su paso por el equipo del barrio de Nervión no fue especialmente bueno. Rinat Dasaev llegó al Sevilla como un gran portero, pero no destacó en el club. Es más, en su primer partido, como dicen en "Futbolistas con Karma", encajó un gol en el primer disparo a puerta que le hicieron. Imagínense como le fue en el Sevilla, que acabó como entrenador de porteros cuando tenía contrato como jugador..."

Se lerem mesmo tudo ficam sabedores também que teve um acidente de carro duas vezes no mesmo fosso. Beat that, Sergei Yuran.

33 comentários:

  1. Mais um blog de cromos da bola espetacular! Parabéns senhor Melga (se o posso tratar assim:)!)

    Queria perguntar se tem algum cromo ou fotografia do futebolista Kanu? o jogador que ficou imortalizado pelo caso "Famalicão"..já procurei pela internet fora e nunca vi nenhuma fotografia ou cromo dele..queria saber dados acerca da sua carreira..sei apenas que jogou em clubes como o Famalicão, Moreirense ou União de Leiria e que jogava como defesa..mas nem sei a sua nacionalidade (talvez brasileiro..)nem em que ano nasceu e que outros clubes representou..e se chegou a jogar na 1ª Divisão.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Alto lá, xôr pengo... deixemunes de tretas e tratemo-nes por vóxelências ou isse...

    Creio que o nome que procura é LANDU... tenho um amigo de falamicão que diz que ele era tipo o Vata do falamicão... e que depois foi para o Trofense, que na altura era ali ao lado e uma ou duas divisões abaixo... creio que faleceu a jogar num clube de terceira ou de destrital quando se sentiu mal e o campo era num sítio muito alto e o carro dos bombeiros estava na descida, bem longe e não se chegou a tempo...

    O jogador era zairense (hoje seria congolês, portanto, como o é qualquer N'Dinga, M'atic ou B'asaula) e penso que não tem nada a ver com o tal caso Famalicão, que foi devido a um jogo com o Macedo Cavaleiros, em que quem denunciou ou despoletou tudo foi um tal de Veiga... penso que seria presidente do clube subornado... foi o primeiro "Caso Veiga" do futebol português, portanto!

    Bem, mas vou chamar o meu amigo falamicense para dizer de sua justiça sobre isto. A ver se ele tem vagar.

    ResponderEliminar
  3. E atenção que naquele micor-cosmos minhoto que não pertence a braga nem guimaranje há muito a mania de dar nome de guerra a jovens jogadores caucasianos, hoje trintões na sua maioria, de antigos "craques" coloreds... exemplos claros foram kipulos e chicabalas, mas creio que houve um segundo Landu também

    ResponderEliminar
  4. Landu original, sem foto obviamente:
    http://www.foradejogo.net/player.php?player=196510210003

    E o outro Landu, que se calhar até era filho e não nome de guerra:
    http://www.foradejogo.net/player.php?player=198109010007

    ResponderEliminar
  5. Kipulu original:
    http://www.foradejogo.net/player.php?player=195505030001

    E o alcunhado, com "o" no final em vez de "u":
    http://www.foradejogo.net/player.php?player=198110040001

    ResponderEliminar
  6. E aqui temos o caso mais rebuscado... o chikabala original, que até parece que chegou a correr o rumor que tinha sida ou algo assim e não voltou na segunda époc aoa maríte:
    http://www.foradejogo.net/player.php?player=196803230001

    Originaria um chicabala (sem K, obviamente) nascido na venezuela (onde estão muitos madeirenses)e que nem sequer jogou em qualquer clube da pérola do atlântico e que estava na época passada novamente radicado num país de grande influxo no que se refere às transições do movimento migratório lusitano. E esse sim, um destino mais nortenho:
    http://www.foradejogo.net/player.php?player=198007200001

    ResponderEliminar
  7. Mas não deixa de ser curioso que o Chicabala II tenha representado o Falamicão, penso eu de que.

    ResponderEliminar
  8. Não..esse Landu foi há meia dúzia de anos talvez que ele faleceu e lembro-me disso, jogava no Oliveira do Douro ou no Oliveira de Frades (um dos dois)..eu estou mesmo a referir-me ao jogador Kanu que em 87/88 representava o Famalicão na 2ª Divisão Zona Norte..as referências que tenho são as seguintes: 85/86 Moreirense, 86/87 União de Leiria e 87/88 Famalicão..agora eu não consigo é encontar qualquer cromo ou fotografia dele nem saber que carreira teve antes do Moreirense e depois da Famalicão..segundo consta ele não estava devidamente inscrito pelo Famalicão e o Macedo de Cavaleiros apresentou protesto.

    ResponderEliminar
  9. hmmm tenho ideia de serem dois os niggas do FCF nesse ano, mas... ou isso será "sugestão" pelas duplas N'Dinga e N'Kama, Diallo e Kaloga, Carlton Banzé e Ali Hassan ou mesmo Manda Zwana e Etiénne "the wind" N'Tsunda?

    O amigo falamicense é que vai tirar as dúvidas, mas creio que a alteração à 3ª ou 4ª jornada, enviando Fernando Couto para a 3.ª Divisão no seu primeiro ano de sénior quando esperava jogar na 1ª, foi devido a suborno... e não inscrição mal feita... quer dizer... agora que falamos nisso... há quem diga que o tal caso do Leça e dos quinhentinhos do Guímaro via tio Reinaldo foi o primeiro caso de corrupção provada... e isso já foi nos 90's, acho... estou confuso... preciso pesquisar mais, eheheh

    ResponderEliminar
  10. see? laurentino first big sucess
    http://aventar.eu/2010/08/31/uma-maca-podre-do-desporto-portugues-laurentino-dias/

    ResponderEliminar
  11. Mas confirma-se um Kanu, que foi colega de defesa com o descansado Chico Oliveira:
    http://a-magia-do-futebol.blogspot.pt/2011/06/recordar-ac-viseu-2-1-famalicao.html

    ResponderEliminar
  12. E enganei-me, o Fernando Couto já tinha feito um jogo na 1ª Divisão na época antes, apesar de ainda ser junior
    http://www.foradejogo.net/player.php?player=196908020001

    ResponderEliminar
  13. O outro nigga que fazia parte do plantel do Famalicão com o Kanu penso que era o Cadri..que tinha vindo dos júniores do Benfica. Excelente seria o amigo de Famalicão ter alguma fotografia ou corte de jornal com o Kanu porque cromo vai ser difícil encontrar.

    ResponderEliminar
  14. O Cadri aparece no plantel como ex-Guarda mas não chega a jogar no FCF nesse ano, vai para o Trofense, acho. É daquelas contratações de pré-época que aparecem nos cadernos da bola e tal mas depois não chega a jogar mesmo.

    ResponderEliminar
  15. Perdão, no farense é que não chega a jogar, nem na 1.ª Divisão, porque o Famalicão depois desce na época em que le está lá
    http://algarve-desunited.blogspot.pt/2007/12/lula-e-couto-sim.html

    ResponderEliminar
  16. http://cdtrofense.forum-livre.com/t23-melhor-jogador-de-todos-os-tempos

    Re: Melhor jogador de todos os tempos...
    trofasat em Dom 10 Abr 2011, 21:51

    .Reguila escreveu:
    Não deve ser o melhor, mas ainda hoje me recordo desse avançado Maluka e dos seus grande golos contra o Tirsense ( e todos a cantar o "fora da bouça")Sim Maluka,bom avançado,no nosso 1ºano na 2ª divisão zona norte
    nesse ano tivemos jogadores bastantes conhecidos,como o Folha (o das cambalhotas),extremo esquerdo Antonio Manuel,Paulo Rocha(que foi campeão pelo Sporting),Cadri(bons pés Emprestado pelo benfica),cesário(bom central),entre muitos outros.
    não estou a dizer que foram os melhores que passaram pelo trofense,mas isso é subjectivo,depende dos gostos de cada um.

    ResponderEliminar
  17. sim o Cadri aparece no Famalicão 88/89 e antes foi como o melga disse.

    ResponderEliminar
  18. Maluka... o terceiro elo perdido do tridente zairense poveiro com Lufemba e Vata... que quando foi para o Benfic aé que se descobriu que afinal era angolano... ahahah

    Faz lembrar o outro N'zairense que chegou com N'Dinga e N'Kama... N'Goma, que rumou a Fafe. Depois todos os anos vinha um outro a ver se pegava... Basaula, Kipulu... o Basaula não colou em vimaranje mas depois fez furor em elvas e na amadora...

    ResponderEliminar
  19. E o gil ainda teve o mangonga... antes de LIM! ahahaha

    ResponderEliminar
  20. Provavelmente o Kanu se não era brasileiro seria angolano ou algo do género.

    ResponderEliminar
  21. nope, zairense também... era Kanu Mauala, segundo um recorte, mas deve ser este, com um apelido diferente:
    http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/PESQUISA/DETALHE?amb=fpf&agente=602954&tipoagente=J

    Procura no facebook pela comunidade Arquivista Misterioso, tem lá planteis antigos da 2ª Divisão, inclusivé os de 87/88

    ResponderEliminar
  22. Aliás, só existe esse resultado com "Kanu" pesquisando no site da FPF

    ResponderEliminar
  23. O que sei é que houve um Kanu que era defesa do Famalicão nesses anos, não sei mais que isso. O falecido Landu também jogou no Famalicão mas era avançado.

    ResponderEliminar
  24. Sobre o Dasaev acho que teve uma fractura grave em Sevilha porque nem sequer foi ao Mundial de 90. Mas na minha opinião era um excelente guarda-redes, mas concordo que não seria o melhor desses anos estou-me a lembrar do Preudhomme e do Van Breukelen. E um desaparecido comentador destes blogs que ao que parec foi g.r., o Alexeliza considerava o Pantelic um dos melhores de sempre. Muito mais sobrevalorizados foram o Zenga, o Zubizarreta, o Lama e outros.

    ResponderEliminar
  25. Lembro-me do Kanu, e tenho ideia de ter uma foto dum União Leiria com ele. Vou ver se encontro.

    ResponderEliminar
  26. O andoni zubizalaêta esse sempre me pareceu sobrevlaorizado, também... mas também não havia ninguém melhor em espanha por essas alturas... o buyo era pior que o valdés ou o reyna hoje em dia...

    ResponderEliminar
  27. Gonçalo... peço mil perdãos..... ando há praí 3 meses a falar aqui contigo neste blog pensando que eras outro Gonçalo (o Viana) que costuma comentar no desunited, ahahah

    Eu bem me estava a parecer que tu parecias ter memória mais antiga do que o gajo, que até é mais novo do que eu...

    ResponderEliminar
  28. Se calhar por isso algumas bocas que te mandei não tiveram retorno... o outro Gonçalo é todo comuna e portista, ahahaha

    ResponderEliminar
  29. Eheheh na boa. Sou um pouco odivelense e benfiquista mas já não fanático como há uns anos e quanto a partidos não tenho paciência mas nunca votei na esquerda. E também não é fácil encontrar um comuna portista ahahah. A maioria são só vermelhos como o Jorge Máximo, Barbas e companhia da margem sul, Leonor Pinhão, o L.F.Vieira também já foi a Avante, o próprio Jerónimo...

    ResponderEliminar
  30. Aqui é que comecei a desconfiar:
    http://omelgadoscromos.blogspot.pt/2012/09/cromo-n-72-simon-tahamata.html

    Mas faço isto a todo o vapor e noutros comments não me parecias ser o Gonçalo a quem um dia enviei o recorte dum Odivelas-Olhanense com Ocenao e Mirobaldo de cadalado e até tu teres demonstrado a mesma opinião que eu sobre o Zenga e eu ter ido correr a xibar a cena a uma fanzoca do Walter Groo e ele dizer que não era ele... sinceramente era tão óbvio que eu não chigava lá

    ResponderEliminar