terça-feira, 9 de outubro de 2012

Cromo N.º 82 - Sergio Goicochea



Sempre achei que este guarda-redes normalíssimo tinha tido a sorte da vida dele ao defender não sei quantos penalties no Mundial de 1990 (Pumpido lesionou-se ou foi expulso, não foi?), mas agora vejo que não é só isso. Ficar imortalizado numa colecção da Panini in the italo-american gangsta não é para qualquer um. Respect.

E parece que o nome é mesmod e origem basca, tal como o do gajo do Bilbao que partiu a perna ao Diego Armando.

13 comentários:

  1. Eu fiz esta colecção e não tenho qualquer ideia deste cromo, os guarda-redes eram Pumpido e Islas. Aliás eu até estranhei o Goicoechea a titular depois do 1º jogo (derrota com os Camarões) porque não o conhecia, nem sequer o via nos cromos! E tal como apareceu, desapareceu depois do Mundial, nem sei onde jogou sequer.

    ResponderEliminar
  2. Foi depois dessa derrota com os Camarões em Milão que o Maradona disse à imprensa que os racistas do norte de Itália pela primeira vez estiveram do lado dos pretos.

    ResponderEliminar
  3. O Gonçalo tem razão, os gr's da Panini no Mundial de 90 são o Pumpido e o Islas, 117 e 118 na colecção. Fui ver a caderneta de propósito porque também não tinha ideia deste (ganda) cromo.

    Em 2006 e 2010 a Panini fez uma série de cromos alternativos para substituir os cromos originais que não tinham chegado a ir a esses mundiais. Parto do princípio que em 1990 também fizeram o mesmo, só por isso é que este (ganda) cromo existe.

    E não desapareceu nada depois do mundial, ainda ganhou a Copa America em 91 e em 93.

    Creio que na altura do Mundial ainda era do River Plate, mas depois esteve no Paraguai, salvo erro no Cerro Porteño, esteve nos Milionarios de Bogotá e no Brasil também, não me lembro onde.

    ResponderEliminar
  4. Agora que falam nisso, também não tenho ideia deste Goicó ser conhecido antes de ter a sorte da lesão do Pumpido e nem sabia quem ele era antes de aparecer num jogo qualquer. Tenho essa ideia. E também acho que se ele tivesse aparecido numa foto nestes moldes num cromo eu alembraria-me também. Foi uma surpresa descobri-lo e simplesmente arrebanhei-o, nem pensei mais nisso. Mas faz todo o sentido, ele nem tar na caderneta, e também tenho ideia disso.

    Mas atenção que ele ainda voltou à ribalta, acho que numa Copa america ou isso. E esteve na Europa, pouco tempo mas esteve, no Brest. Foi tipo o Labreca argentino, podemos concordar nisso? Defende penaltis numa selecção que vai longe numa competição, é vendido para um clube mediano estrangeiro mas não singra. Só não sei se tinha voz de comando, mas isso cheira-me que era um bocadinho melhor do que a do actual suplente do Olhanense, que foi suplente do Setubal o ano passado. Curiosamente, perde o lugar para brasileiros. Sendo que um certo brasileiro é que lhe fez a carreira...

    ResponderEliminar
  5. pois...
    http://es.wikipedia.org/wiki/Sergio_Goycochea

    Goycochea fue suplente de Nery Pumpido tanto en River Plate como en la selección de Argentina. Su gran oportunidad se dio en el mundial de Italia, cuando Pumpido se lesionó en el partido de Argentina contra la entonces U.R.S.S. Siguió siendo el arquero titular de ese campeonato hasta la final contra Alemania, destacándose su actuación en las definiciones por penales ante Yugoslavia (en los cuartos de final) y ante Italia (en la semifinal). En esa última ocasión, le tapó los penales a Roberto Donadoni y Aldo Serena. En la final, estuvo cerca de tapar el penal de Andreas Brehme, por el cual Alemania terminó saliendo campeón mundial.

    Goycochea jugó unos pocos meses durante 1991 en el Brest de Francia y fue el arquero titular de la Selección Nacional en las Copas América de 1991 y 1993 que Argentina ganó. Durante las eliminatorias para el Mundial de Estados Unidos, Colombia le propinó un 5-0 a la Argentina en Buenos Aires, motivo por el cual Goycochea fue muy criticado (teniendo en cuenta que en una oportunidad, Boca Jrs. le dio un 6-1 cuando éste atajaba para el Rácing Club de Avellaneda). Sin embargo, y a pesar de que Argentina se clasificó y Goycochea jugó todos los partidos preparatorios, al iniciarse el Mundial 1994 su puesto fue ocupado por Luis Islas.

    ResponderEliminar
  6. E quem quiser que vá ao youtube ouvir a voz dele, ahahah

    Hoy en día, Goycochea se dedica al periodismo televisivo. Goycochea tiene un programa en el canal ESPN+ llamado Club De Fans, que consiste en llevar a un jugador y que sus fanáticos que respondan el mayor número de preguntas. En este programa participaron Martín Palermo, Diego Armando Maradona, Lionel Messi entre otros. Se destacó por haber acompañado a Diego Maradona en "La Noche del 10", un programa emitido por El Trece. También condujo Resto del Mundo, programa de viajes emitido por El Trece, en el cual sería remplazado en el año 2008 por el modelo y coductor televisivo Iván De Pineda. Actualmente conduce un programa deportivo llamado Elegante Sport emitido por Canal 7. En abril de 2012 realizo una participación especial en La pelu, la comedia de Telefe.

    ResponderEliminar
  7. PNB, fui ao painel e não há nada para moderar... aliás, acho que nem tenho isso activo para moderar... cá para mim tás classificado como spammer...

    Fóuó! Tou farte de tentar cmentar no berlog dos cromes e na aparece nada. Saquil tá à espera da tua aceitação, já deves ter meia duzia deles em espera, todes enguaizinhes.

    By pitons na boca, at 5:11 p.m.

    E o cmentaire era par dzer iste:

    "É claramente um caso de pernas partidas.
    O Pumpido partiu a perna aos 11 minutos do Argentina-Russia, no segundo jogo do Mundial. Fui aí que entrou o Goycochea."

    Com o mesmo erro no "fui" em vez de "foi", vê lá tu!

    By pitons na boca, at 5:12 p.m.

    ResponderEliminar
  8. O detalhe da perna partida está no wikipedia inglês do Pumpido.

    (fónix, só consigo comentar aqui se for no Internet Explorer, seja com conta ou anonimo)

    ResponderEliminar
  9. Grande pontaria escolheres este cromo que não vem na colecção, eu já não tenho a caderneta mas tinha claramente essa ideia de não vir lá, inicialmente porque depois terão feito este cromo. Sim lembro-me da vitória da Argentina em 93 contra o México com dois golos de Batistuta, mas não me recordo de quem era o g.r. Mas então esteve ligado nesse mesmo ano a esse pesado desaire com a Colômbia em casa, era numa altura em que a TVI transmitia bastantes jogos de selecções.

    ResponderEliminar
  10. "Magellan? You like Magellan?"
    "Oh yeah, my favorite explorer. Around the world, come on. Who do you like?"
    "I like DeSoto."
    "DeSoto? What did he do?"
    "Discovered the Mississippi."
    "Oh, like they wouldn't have found that anyway."

    ResponderEliminar
  11. É pá, quá um ano depois lembrei-me que tinha um LL para o gajo, que é o gajo que protagonizava o primeiro susexo do Alex Poias ou Proyas, o Dark City
    http://www.imdb.com/name/nm0001722/

    ResponderEliminar