domingo, 7 de outubro de 2012

Cromo N.º 81 - Jan Ceulemans



E pronto, cromo dos adversários europeus acho que só faltava um do Brugges... como o Papin já foi colado, é este do tempo em que a selecção Bélgica era conhecida por "diabos vermelhos" e eram mesmo diabólicos, apesar de por vezes me irritarem um bocado, tinham sempre um ganda guarda-redes, um líbero, três centrais, dois trincos, um italo-belga a pautar o jogo a meio-campo (o Enzo Scifo, claro) e depois este matacão lá na frente que não perdoava.

20 comentários:

  1. Um grande jogador. Sempre foi o meu preferido entre os belgas, qual Scifo qual caraças.

    ResponderEliminar
  2. Então e não falta um cromo do Hapoel Tel-Aviv ?
    Lembro-me vagamente do Jan Ceulemans na qualificação para o Mundial de 90 em que eliminaram Portugal e depois no Mundial já em fim de carreira mas em 86 brilhou muito mais. E o Brugges parece estar a voltar a ser uma boa equipa europeia, com alguns jovens jogadores de boa qualidade.

    ResponderEliminar
  3. esses gajos nos 80s eram especialistas em contra-ataque e este cavalão era o gajo k mais corria.Com espaço livre ninguém o apanhava,tinha uma passada cavalar.E antes do Scifo no meio-campo(e também contemporâneo) havia o Vanderheycken e o Vercauteren k deram nas vistas no Euro80 e WC82

    ResponderEliminar
  4. Mário, nesse Euro 80, a grande estrela tinha 37 anos e chamava-se Wilfried Van Moer. Esse sim era um jogador fabuloso.

    ResponderEliminar
  5. Sorry G-boy, hapoels não me dizem nada... no iconic israeli players whatsoever... talvez o Eli Ohana, mas esse era do FC Mechelen/KV Malines ou vice-versa, eheheh

    Para os oldtimers que tão aí curtir recorder nomes começados por Van que se destacaram pré-second coming of the mecanic orange of 1988, digam-me lá se o Munaron era algo de jeito comparado a MPH ou J-M PFAFF, que lembro-me dum puto gordo da rua ao lado da minha (que por acaso ia sempre à baliza) todo contente com esse Munaron ou Munarom mas eu só comecei a ver a partir das luvas gigantes do Jean-Marie nos amigos de maradona contra o resto do mundo e futre mesmo.

    ResponderEliminar
  6. Quanto ao meu belga preferido, esse era o Eric Chuck Norris Gerets.

    ResponderEliminar
  7. Sim,Sérgio,esse Wilfried foi o melhor belga no Euro80.Mas no fim toda a gente falava era do Schuster e do Hrubesch..:-).E ainda fez uma perninha no WC82..
    Esse Munaron era mais 1 de caracolinhos louros,tal como o outro da selecção,o CUSTERS,(Melga,vé fotos desse frangolero depois :-):-).
    O Jacky Munaron foi o titular do Anderlecht na final da T.uefa em 83 e parece que safou uma bola ou duas..

    ResponderEliminar
  8. Eu sei mais ou menos quem é o Munarão, da final da uefa do sven e isso, e mesmo depois suplente do pfaff, só vos perguntava se na selecção chegou a ter algum reinado decente ou se foi mais um flipdvilde...

    E claro que sei quem é o Leo Clistere esse, era o líbero do malines que ganhou aquela taça uefa ou das taças ao ajax onde pela primeira vez alguém viu um vermelho por fazer falta quando alguém ia isolado para a baliza, acho eu, eheheh

    E foi também a final em que o MPH regressou ou chegou à ribalta, tipo aos 29 ou 30, porque também tinha sido apanhado naquela cena dos resultados marados do standar, não era? Vou wikipeidar-me sobre isso.

    ResponderEliminar
  9. Qual Clisters pai da outra! Falei foi no CUSTERS,G.R.suplente-eterno desses diabos de 80..duuhh!

    ResponderEliminar
  10. pai de quem? Mostra isso, mostra... ahahah

    wiki diz pouco disso do MPH, mas entre 84 e 86 jogou pouco no Standard...
    http://en.wikipedia.org/wiki/Michel_Preud'homme

    Mas já era suplente (ou terceiro?) da bélgica em 80... é antes do meu tempo mas tinha ideia que o munarom teve um reinadozito na baliza belga antes de pfaff... my mistake se calhar

    ResponderEliminar
  11. "Jacky" Munaron fez apenas 8 jogos pelos diables rouges, devo ter esta ideia pela final da taça uefa mesmo. E o Leo morreu em 2009? Não sabia ou não me lembrava, tal como não sabia que era pai de duas tenistas, mas isso é sport que eu não sigo. A navratilova tirava-me a tesão quando era teenager, parecia uma daquelas governantas bad ass.

    ResponderEliminar
  12. Se era pai de duas tenistas só conheço a Kim Clijsters, que acabou a carreira há pouco tempo, a outra deve ser muito fraquinha que nunca ouvi falar dela.

    ResponderEliminar
  13. O Munaron não era mau, mas estava longe do Pfaff e do Preudhomme. Era do nível do Bodart e do De Wilde, ou seja, era bom, mas não era excepcional.

    ResponderEliminar
  14. Eu de tenis só conheço o ivan lendia, mas a wikipedia diz que o jacky teve 2 filhas tenistas, uma chegou a nº1 do coiso, deve ser essa joaKina

    ResponderEliminar
  15. O Munaron pai da tenista???? Nãooooo.

    Não, a tenista Kim Clijsters era filha do Leo Clijsters, esse sim foi uma porrada de vezes internacional na década de 80, e era muito melhor que o Munaron.

    ResponderEliminar
  16. ahahaha, isso, isso... não percebo nada de andebol, sou tipo souça sintra, se me perguntam referências só tenho paulo bunze, nem sequer tenho duas como ele tinha, que era sempre o novo pélé ou o novo eusébio

    ResponderEliminar
  17. ANDEBOL??????

    Meu, um de nós tá com os copos de certeza, AHAHAHAHAHAH

    ResponderEliminar
  18. ...se bem que depois também havia a variante "misto de pélé com eusébio".

    ResponderEliminar
  19. E falando de ténis, a Caroline Wozniacki é também filha de um antigo futebolista polaco e de uma voleibolista internacional pala Polónia. E em Portugal temos a Neuza Silva que é fiha do antigo lateral do Setúbal Francisco Silva e o Frederico Gil que é neto de uma antigo jogador do Benfica, Rui Gil.

    E sabiam ainda que a Kim Clijsters chegou a namorar com o ex-nº 1 do mundo Leyton Hewitt mas casou com o Bran Lynch, um ex-basquetebolista que chegou a jogar em Portugal?

    ResponderEliminar
  20. Não, só sabia que a filha do outro andou com o Roger Galera.

    ResponderEliminar