quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Cromo N.º 77 - Safet Susic



Continuando a cena que tenho feito, um cromo do PSG só podia ser este ou o Gabriel Calderon, porque são a malta de quem me lembro do tempo deste equipamento fantástico que chegou a estar à venda pelo menos em duas lojas de desporto em Olhão no início da década de oitenta, quando era mais difícil que o caraças encontrar camisolas oficiais à venda.

Conheço um gajo que tem ou tinha esta, que para mim é "o" verdadeiro ex libris da Le Coq Sportif (vá, juntamente com uma da Argentina 86, se quiserem). Sobre o cromo, tal como o Calderon, tenho ideia que ainda fizeram uma perninha nas respectivas selecções (se bem que o Susic agora tem outro país, do qual é seleccionador, a Bósnia) na estate italiana do Itália'90. Mas ninguém tirará Higuita, Milla e Schillachi dos nossos corações nesse mundial do catenaccio e das bandeiras romenas furadas.

Sobre as camisolas da marca franciuzeça, eis um ARTIGUINHO que é um bocado para o extenso e que tinha guardado para ler, e cagora vou ler em conjunto com os 4 visitantes deste meu bloguinho.

7 comentários:

  1. Sem dúvida mítico este equipamento do PSG com o sponsor RTL e houve um que acho era alternativo do início da década de 90 quando foi para lá o Artur Jorge, 91-92 portanto que tinha as riscas azul e vermelha mas na diagonal. E houve outro a seguir também espectacular, branco mas com as mangas coloridas mas aí o sponsor era a commodore.

    ResponderEliminar
  2. Na diagonal? Acho que era mais ou menos o emblema, a imitar a torre eiffel... not sure, tough

    ResponderEliminar
  3. vê lá se encontras praí
    http://www.classicfootballshirts.co.uk/catalogsearch/result/index/?limit=100&q=paris

    ResponderEliminar
  4. deve ser isto
    http://tristinho.free.fr/Geraldo.jpg

    Poderia ser um bom cromo, mas agora já tá, eheheh
    http://psg70.free.fr/pa92geraldao.JPG

    ResponderEliminar
  5. Sim é essa a imitar o emblema mas só a vi numa foto do jornal, mas achei-a muito bonita. O PSG foi sempre alvo de grandes investimentos, era importamte que Paris tivesse um clube forte não só em França mas também na Europa. A RTL apostou forte nos anos 80 mas único título creio só surgiu em 93-94 já o Canal Plus mandava no clube. Lembro-me também do que tentaram fazer no Racing Paris com a aposta da Matra...

    ResponderEliminar
  6. pois.pra mim,o exlibris da Coq eram os equipamentos lisos com umas linhas horizontais bem fininhas em branco ou preto.O SaintÉttiene usava em verde e o Standarde iége usava em vermelho,entre outros..
    mas esta do PSG é um clássico mémo.
    E relembrei-me k o equipamento do Aston Vilha campeão éropeu-81(ou 82.. era COQ!

    ResponderEliminar
  7. ya, no artigo fala dessa do villa, sim, mas para mim o top do villa é aquela hummel com mita copiers, mesmo modelo da Dinamarca no mundial 86 e, infelizmente, do zbording das unhas do jorge gonçalves ou possivelmente do ano antes. Acho que Douglas nunca jogou com isso de meias em baixo, ou se calhar até jogou.

    E sei das que falas, mas essas irritam-me. Sinceramente preferia as mais singelas do Vimaranje. Ou até mesmo com barra vertical pelo sovaco abaixo, possivelmente para evitar as nódoas à camacho... cascavel e roldão eternizaram, acho. Com N'Dinga, N'Kama e talvez já não Basaula que veio a seguir e não pegou lá, tal com o Kipulu, mas ambos os dois fizeram furar em Elvas, Amadora e Santo Tirso, depois.

    ResponderEliminar