sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Cromo N.º 74 - Ian Wallace



E de novo uma segunda escolha. Depois de Remco Boere, lembrei-me de Peter Hinds, fui ao blog MARITIMO SAUDADE, procurei, procurei, procurei... e se calhar até tá lá, mas achei tão parecidos estes dois jogadores, o Olas e o Wallace, em duas colecções diferentes da mesma época...

E quem era este internacional escocês (três caps apenas) com o mesmo sobrenome que o Braveheart? Um ex-jogador do Coventry, Sunderland e Forest que chegou à Madeira com outro britânico, um tal de COLIN HILL (este com 27 caps pela Irlanda do Norte, que era defesa lá na terra dele, mas parece que jogou a avançado no Caldeirão dos Barreiros naquelas tardes de muita canícola, a palavra que Acácio Pestana ensinou a tantas gerações), que acho que era menos famoso do que ele no UK, mas por cá ficou mais conhecido entre a malta do meu tempo, pois o Record ou a Bola não desaproveitaram a oportunidade para fazer uma capa daquelas que ficam para sempre, quando o gajo marcou um golo que derrotou um dos grandes (Benfica ou Sporting? Isso é que é estranho eu não me lembrar), lá teve que ser "A Balada de Colin Hill".

Falei pouco no Wallace mesmo? Se calhar é melhor, a vida pós-futeboleira não lhe correu assim muito BEM... mas se calhar até merecia que falasse mais dele, pois chegou a ser o jogador mais caro de Inglaterra, em 1980, quando o Brian Clough contratou o gajo para aquele clube bicampeão europeu da cidade do Robin Hood. Diz que aquela cabeleira ruiva e os golos acrobáticos faziam o gajo dar nas vistas. Depois da Madeira ainda jogou na Austrália, e entre 1996 e 1999 ainda tentou ser TREINADOR, mas parece que depois entregou-se mesmo à bebida.

5 comentários:

  1. isse do cromo Olas tá boa,devem ter dado o nome por telefone :-) :-)
    Mas isse do moçe ter sido o mais caro....sei não.Na tás a counfudir com o TREVOR FRANCIS??

    ResponderEliminar
  2. Eheheheh, parecem aquelas gralhas dos jornais como chamarem Curpi ao Phil Murphy... Por acaso também pensei no Trevor Francis, mas isso não foi antes do período em que o Melga sabia mais de bola que o Jorge Jesus ou lá quem era :-)

    ResponderEliminar
  3. sim,o Melga diz kouve um tempo em k mamava e consumia tudo o kera de Bola,Onzes,Mondials,Dones Balones e tals,mas nã me lembre sele disse antes ou depois do WC 82..
    Mas lembrar ko Colin Hill chegou ao Maritme diretamente do Arsenal é de valor

    ResponderEliminar
  4. Isso do Olasce ter sido o gajo mais caro (Lentini inglês, perhaps?) está num dos links que deixei, ó sabichõe,s não fui eu que inventei...

    http://www.independent.co.uk/sport/football-return-of-the-prodigal-son-1351774.html

    You could picture Brian Clough, wearing a green sweatshirt and a superior expression, jabbing a finger and cautioning Ian Wallace: "Hey, young man - you've achieved nothing yet."
    True, but Wallace, whom Clough used to lump in with Justin Fashanu and Peter Ward as proof that he was hopeless at buying strikers, could be excused for beaming broadly after Dumbarton snatched a 2-2 draw against Clyde in stoppage time of his first match as manager.

    It was not simply the brinkmanship which delighted Wallace, who became Britain's costliest footballer when he joined Nottingham Forest for pounds 1.25m in 1980 (or "pounds ! million" as a Freudian slip in Saturday's programme put it). In Dumbarton's position, which is once again perilously close to the foot of the Scottish Second Division, actually avoiding defeat represented a good day at the office.

    ResponderEliminar