segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Cromo N.º 72 - Simon Tahamata



Disse que o Been era a minha primeira grande referência holandesa pré-Gullit, mas não é bem assim. Já nem me lembro quem é que defrontou o Feyenoord aí a meio da década de oitenta, acho que foi o Sporting, nas mesmas alturas que o Papin partiu tudo contra o Boavista, e um tal de Tahamata ficou-me na retina (a mim e de certeza a quase todos os putos que viram essa eliminatória). O gajo parecia mais saído daquelas tribos que moravam na floresta onde estava o castelo do Fantasma, o espírito que anda, do que propriamente jogador de bola ou mesmo holandês. Mas jogava a montes, isso jogava.

Aliás, durante anos nem sabia que ele era holandês. Daí nem ser referência. Pensei que fosse praí australiano, e mais tarde indonésio ou algo assim, mas agora fico sabedor que até nasceu na Holanda mesmo, e a origem até é perto ou dentro da Indonésia (Ilhas Molucas, uma cena que há uns 15 anos me disseram que andava lá em cenas com eles tipo Timor, mas que depois nunca mais ouvi falar nisso). De qualquer modo, em 1990 adquiriu nacionalidade belga, vi na internet que manda.

E claro que agora descubro que mesmo antes do Feyenoord já tinha andado a dar cartas por Ajax e Standard de Liége, e que acabaria mesmo na Bélgica, no Germinal (sempre curti este nome nãos ei porquê) Ekeren, talvez daí essa cena de mudar de nacionalidade. E os dois cromos que arranjei dele não correspondem nada à imagem que tinha dele dessa eliminatória da UEFA que me ficou na mente, se calhar exagerada: metro e meio de altura, bigodinho, mega-mullet e um arco e flecha. Calhando não ERA tanto ASSIM, que ele até tinha 1 metro e 64.

9 comentários:

  1. Sim jogavam os dois no Feyenoord quando defrontaram o Sporting que os eliminou em 84-85.

    ResponderEliminar
  2. Assim sem ir ver logo logo à intermetjimetji, diria que foi 85/86, mas posso estar enganado. E o Houtman acho que marcou ao futuro clube e tudo. E o frangoleiro deveria ser o Jupp Hiele.

    ResponderEliminar
  3. E acho que o Koeman (ou um dos dois) também estava nessa equipa do Feyenoord, agora bou mesmo ber

    ResponderEliminar
  4. Yap, até porque em 84/85 tava lá o gudrrulide
    http://www.fr4ever.nl/index.php?p=feyelfotjar80

    O Koeman é que não sei donde tirei, só jogou no Feyenoord nos 90s mesmo, no finalzinho da carreira... e o Erwin nunca lá jogou.

    ResponderEliminar
  5. Tens razão de facto foi em 85-86: http://www.foradejogo.net/tournament.php?cup=19863000003

    O Sporting acabou eliminado pelo Barcelona com um golo do Roberto quase no fim. Sei que os irmãos treinaram o Feyenoord, o Ronald Koeman é o actual treinador.

    ResponderEliminar
  6. esse cromes do Támata não lhe fazem jestiça!sempre lembro o moçe com cabelera farta e bigode de xulo, come nakela fote no Standar

    ResponderEliminar
  7. Gonalo, o lacraubartsimpsonense pode ser expert em cenas de leste, mas olha que teimares comigo algo que tenha acontecido no futebol português entre 84/85 e, vá lá, 89/89 ou 89/90... não sei se o freitas lobo ou o tadeia teriam hipoteses comigo sequer...

    ResponderEliminar
  8. Eu também sei algumas coisas e até tenho um blog sobre isso mas é tudo baseado em apontamentos porque de memória às vezes faço confusões. Mas não me interessa se sei mais que tu, o sloct, o lacrau, o Freitas Lobo e o Tadeia e mais alguém.

    ResponderEliminar
  9. Ninguém tá a dizer que interessa, deb... mas o espaço temporal continum ou auxiliarum de educação 84-88 para mim é mesmo sagrado... imagina eu a tentar dizer-te algo sobre rugby... ou sobre o zulitano...

    Mas... apontamentos? Não me digas que és o vocalista dos Moonspelling Tory...

    ResponderEliminar