quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Cromo N.º 69 - Hugo Sanchez



Falei nisso, colo isso. Furacão Hugo, no Atlético, onde comecei a por vê-lo, como uma personagem de banda desenhada, que marcava golos espectaculares e depois ainda celebrava de maneira igual ou ainda mais espectacular, com aquela cambalhota mítica. Estes via ainda puto, e nem precisava de esperar pelo final do Domingo Desportivo, estes via nos canais espanhois que apanhava, em horário nobre ou por vezes no noticiário à hora de almoço.

Depois acompanhei o seu declínio no Barnabéu, no final decrépito da Quinta del Buitre, e a imagem mais forte que tenho foi de um jogo de final de época, numa altura em que o Real já não ganhava a ninguém, com Hugo a falhar um penálti de forma brutal, quase. Ele que até nisso fazia questão de ser espectacular, mandando gandas bojardas que parecia fazer de propósito para bater na barra e entrar (para dar mais espectacularidade), e nesse falhanço consegue mandar a bola uns bons metros acima da baliza mesmo. Deprimente, mas eloquente. Mesmo com a equipa em crise, o gajo tenta fazer o que sempre fez, para tentar voltar a dar aquela chama ao adepto. Há algo de egoísta mas também nobre nisso. E depois disso acho que ainda jogou até bem quarentão lá no país dele.

8 comentários:

  1. Um dos meus jogadores preferidos, naqueles anos o futebol espanhol ainda vivia muito da violência, da "fúria" mas este, Michel, o Futre e outros saíam da mediania. Mesmo o Barcelona tinham autênticos sarrafeiros na equipa, o Victor Muñoz, O Caldere, enfim nem dá para comparar com os jogadores actuais. Não que fossem maus jogadores mas era outro futebol.

    ResponderEliminar
  2. Verdade,Gonçalo,essa da "Liga fantástica" nem sempre foi assim.Também o famoso Goicotxea,os defesas da Real Sociedade,o Alexanco do Barça,todos eles não eram nada meigos. E este HuGol foi o meu 2º "cabeludo" favorito,atrás do Mário Kempes e á frente do Pibe Diego :-)
    o Magic Gonzalez não encaixa neste perfil,ó Melga?

    ResponderEliminar
  3. Sim o Maradona em Espanha esteve muito abaixo, o Goicoechea partiu-lhe a perna e além disso o Pibe teve problemas vários com a direcção e com alguns colegas bufos que diziam que ele andava em noitadas. Fizeram-lhe a vida negra.

    ResponderEliminar
  4. E mesmo com essas equipas de carniceiros tanto o Bilbau como a Real Sociedade foram campeões.

    ResponderEliminar
  5. O magic é o barbudo de cadiz? Só apanhei o ano em que os salvadores foram o tilico futuro leiriense e um frangoleiro (croata?) veteranão... salvavam-se sempr ena liguilla...

    Nem sempre foi fantástica? Not mesmo. Do Victor sem pescanhoço aos alexancos e abelardos, aquilo era um fartote, e eu até curtia mais nessa altura. Agora só tens o Puyol assim.

    Quanto a equipas de caceteiros do país basco serem campeones... aqui em Portugal o Boavista nunca foi nada disso, era só cafeína. Nem aprenderam com os vizinhos deles nem nada. Falo do Salgueiros, claro.

    ResponderEliminar
  6. Isso são situações diferentes. Em Portugal houve equipas ajudadas pelos árbitros que permitiam aos seus jogadores uma maior dureza do que a outros e em Espanha era a característica do futebol que era assim até as regras serem mais apertadas.

    ResponderEliminar
  7. "Em Portugal houve equipas ajudadas pelos árbitros que permitiam aos seus jogadores uma maior dureza do que a outros"

    Ah, muito me contas... tens algumas escutas ou youtubes disso?

    ResponderEliminar
  8. Nem precisei disso para provar, era tão óbvio. E já deves ter visto muitos mais jogos que eu sabes bem ver seja em que divisão for, quando o árbitro está a ajudar uma equipa.

    ResponderEliminar