segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Cromo N.º 66 - Maurice Banach



Quando fui buscar o Rommel (e mesmo este Marshal aqui abaixo) o nome que estava debaixo da língua e não me saía era este gajo, pá! Fazia-me uma confusão do caraças o aspecto do gajo, nada teotónico como diria o Gabriel Alves, mas também me fazia confusão o modo como Gabriel Alves pronunciava o nome dele, com um simples "a" acentuado no fim, e penso que não era apaenas só isso, deveria haver ali um ruído próximo do início de um escarro ou cuspidela, não?

Ou se calhar até não, porque não consigo descortinar donde vem este apelido, pois a wikipedia diz apenas que era filho de um marinheiro alemão e de uma oficial do exército norte-americano. O nome sugere irão e iraque ou estarei a fazer isto mais confuso ainda? Encontrei isto também: "Em matemática, um espaço de Banach é um espaço vectorial normado completo. Deve seu nome ao matemático polaco Stefan Banach. Os números reais e os números complexos são espaços de Banach onde a norma é o próprio valor absoluto".

Ora, sendo polaco, se calhar até se lia "Banáque", certo? Não: "The 'nach' is pronounced exactly like the German word 'nach'. That is, the 'ch' sounds more like the beginning of the word 'hockey' or 'hanukkah'."

Mas précurando bem, um gajo descobre que o nome vem dos tempos da PRÚSSIA, curiosamente um povo que sempre me deu curiosidade quando aparece nos filmes e depois esqueço-me sempre de ir pesquisar. E o que sei é que o paralelismo que faço dele com o Rommel é que, pouco depois de começar a reparar nos golos dos dois nos resumos, também morreu jovem. Só mesmo isso. Weird, não é?

13 comentários:

  1. Experimenta dizer isto em Alemão...

    Szczecin

    ResponderEliminar
  2. Isso é o irmão do frangoleiro polaco do Arsenal? Acho que apanhava aquele livre na Madeira, ele.

    ResponderEliminar
  3. Imagina um gajo chamado Juraj Piroska treinado por Zdenek Psotka...

    ResponderEliminar
  4. Quando chegares ao Lucas Merda, que também joga à baliza, já tás a meter o Marcelo Boeck

    ResponderEliminar
  5. O prognóstico é bola ao centro de cada vez que há golo...

    ResponderEliminar
  6. Quem és tu e que fizeste ao verdadeiro ZDF?

    ResponderEliminar
  7. Caraças, andava há anos para me lembrar deste malogrado avançado. Lembro-me dele nos Domingos Desportivos. Olhando para o nome, nunca mais lá chegaria...

    ResponderEliminar
  8. Man, e eu que tinha ideia que o nome começava por Ó? Tava a ver a cara dele e a pinta, mas não conseguia chegar lá... andei a ver planteis almões no zerozero do meio dos 80's ao meio dos 90s... até que o nome me foi aparecendo, apertei as orelhas, espremi-me todo, primeiro veio maurice malpas (que o gabi chegou a gritar qq coisa como "mau passe de malpas" no italia90, salvo erro) e a coisa veio naturalmente. Nem sabia que tinha esta capacidade dentro de mim. Normalmente ou lembro-me ou não me lembro.

    ResponderEliminar
  9. atão, e 1 gajo da Prússia é o quê?? Prusso??
    mas tamém me lembro de ver este Banach,nos resumes, no Kolónia pós-Litbarski/Schumacher

    ResponderEliminar
  10. Nos filmes e livres acho que costuma vir exército prussiano, não sei... ehehhe

    E o Pierre ainda foi contemporâneo do Banárrrr... o Tony é que já devia ter dado lugar ao Eike Inmel ou raio era

    ResponderEliminar
  11. hmmm my mistake, o eike era do Estugarda, confundi os brancos, e sempre confundi os tempos de Inmel com Ilgner, acho que o Inmel começou por ser o titular na selecção e depois o Ilgner tirou-lhe o lugar e teve uma carreira muito mais longa. Mas jogou com o Pierre sim:

    http://www.zerozero.pt/equipa.php?id=1124&epoca_id=121

    Lembrava-me do gajo ter regressado a colónia depois de passar ser colega dos silloys e francescolis no mítico matra do rei artur...

    ResponderEliminar