quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Cromo N.º 63 - Rudi Vata



Para fechar mais uma trilogia o lacraubridgetjonês baralhou-me todo... sugeriu-me o albaneses Vata, Busuttil ou Abazai, mas por acaso nem sei se foi de propósito pra menganar, o Busutill é de Malta, os outros é que são desse pessoal que escapulia-se em barcos para Itália. Mas eu tava convencido que havia um avançado de Malta que fez furor no futebol belga e que se chamava Vata, mas se calhar tou mesmo todo trocado.

O "outro" Vata era mesmo albanês e defesa. E por acaso tinha vaga ideia dele no Celtic. Mas pesquisando agora fiquei sabedor que este Vata também ficou famoso em França, onde pediu asilo após um jogo internacional do Dinamo tirano, fazendo assim o circuíto habitual desta malta. Curiosamente foi para o Le Mans.

Mas o cromo fica do Energie Cottbus, que tá assinado e tudo.

18 comentários:

  1. Mas o Busutill jogou na Bélgica no Racing Genk. E tinha a ideia de ter depois jogado no Coventry quanto estavam na Premier League mas não encontro essa informação.
    O Rudi Vata fazia dupla na defesa da selecção com o Abazai e às vezes jogava a líbero. Era um bom jogador para o nível do futebol escocês.

    ResponderEliminar
  2. Sim, a isso tudo, mas isto tem a ver com o meu autismo. Eu meti na cabeça que o maltês chamava-se Vata e não Busutill... seriam dois gajos de malta a dar cartas no futebol belga na altura?

    FYI, o Abazai quando chegou a Portugal foi para ser testado a laterla direito pelo Artur Jorge no SLB. Mas depois também testou um médio nesse lugar, o Jean Jacques Eydellie, que era uma espésse de jogador à Porto no futebol franciu.

    ResponderEliminar
  3. Afinal o Coventry sempre teve um avançado maltês mas foi o mais recente Mifsud.

    ResponderEliminar
  4. Isso com um bocadinho de Chisppo fica um espéctácle. E ainda insistes tu nas francejinhas...

    ResponderEliminar
  5. Pois, pois, não confirmo nem desminto. E agora andas com a mania que és autista ?

    ResponderEliminar
  6. vatautismo
    http://desunited.no.sapo.pt/barjinhe80s.JPG

    ResponderEliminar
  7. mas kem disse k o Busuntattil era albanés?? in your head!
    E olha mais 1. O tal MILLO,um gajo k até jogava + ou - e era dakela equipa do Partizani de Tirana k em 89 ou 90 ou por ai portaram-se mal na Luz e a UEFA castigou os gajos,dando a vitória na eliminatória ao SLB sem se jogar a 2nd leg. O Millo depois bazou e fez carrera internacional :-)..

    ResponderEliminar
  8. há,e já agora há OUTRO Vata :-) o FATMIR ,k tamém jogou na Alemanha, :-)

    ResponderEliminar
  9. Essa equipa do Partizani acho que até foi o primeiro jogo da caminhada para a final das botas a saltarem em estugarda 88... lembro-me bem que jogavam com um equipamento adidas todo vermelho com riscas pretas e que não tinham sponsor, se calhar nem emblema tinham... e o abasai não jogava nisso???

    Outra cena curiosa é que o FCP afastou o Rabat Ajax de malta para a final da TCE no ano antes. Está tudo interligado de almancil, vês?

    E podes não ter dito, mas parecia que tinhas dito, olha a sequência: Lacobarlaventinense10 de Setembro de 2012 04:37
    mas havia outro "big name" lexemburgés desses tempes,o HELLERS,histórico do antigo clube do VITZE,come dzia o JJ..
    Estrelas de paises fatelosos com carreras abroad??? Poucos mas alguns... check out this 3-Vata(o albanés..),Busuttil e.. Abazaj :-)

    ResponderEliminar
  10. Precebo nada disto eu, o abasay estava nessa época a jogar mas era pelo rival dinamo
    http://www.foradejogo.net/player.php?player=196811290001

    ResponderEliminar
  11. E agora por isso, este demollari também encaixa no perfil
    http://www.zerozero.pt/jogador.php?id=77006&epoca_id=117

    ResponderEliminar
  12. E o zerozero diz que só tem dois jogadores do partizani nessa season, devem ter escapulido quase todos
    http://www.zerozero.pt/equipa.php?epoca_id=117&id=1736

    ResponderEliminar
  13. Era canhoto esse lefter millo?
    http://en.wikipedia.org/wiki/Lefter_Millo

    E sabias do acidente?

    ResponderEliminar
  14. o Demollari também encaixa,digo eu..
    e tavam prai a falar do Boloni noutro post e alembrei-me deste:
    um romeno,MARCEL RADUCANU,nº 10 e cap. do Steaua pré Boloni,escapuliu-se em 1980 pra RFA,e acho,k deve ter sido um dos primeiros romenos a jogar do lado de cá do muro,embora com a cabeça a prémio :-) :-). Agora o k me lembro é de ver o gajo com a camisa 10 do Dortmund,nos resumos, a marcar grandes golos e a fazer gandas jogas...

    ResponderEliminar
  15. Tu é que és o Vasco Granja dos cromos, camandre... mas ca ganda enciclopédia de países de leste me saíste... adoraste o Adeus Lenine, não adoraste????

    Eu o Dortmund só comecei a vê-los como grande equipa nos 90's... nos 80's nem apareciam no meu radar... até o Fortuna de Koln parecia ser mais forte...

    GANDA MALUC ORIGINAL ESSE RADUCANU: After playing for Steaua Bucureşti in the '70s, when he won two championships and also two Romanian Cups, Răducanu defected following a match in Dortmund, West Germany in 1981.[2] In his native Romania this act was considered a desertion, as he was a Captain in the Romanian army. Therefore he was sentenced to nearly six years in prison in his absence.[2]

    Once in Germany he signed with both Hannover 96 and Borussia Dortmund clubs, and as a result was suspended by UEFA for one year.[3] In order to have his services, Borussia Dortmund paid half a million deutschmarks to the Hannover club, and Răducanu made his debut in Bundesliga in 1982. Between 1982 and 1988, he played a total of 163 games in the German federal league and scored 31 goals.[4] He also spent time in Switzerland at FC Zürich where he played until his retirement.[5]

    ResponderEliminar
  16. como vés,depois de defetar na Roménia natal,ainda foi pioneiro em assinar por dois clubes,muito antes do Luis Pastilhas.. :-) :-)
    se bem me lembro,o gajo era um cabeludo k jogava com as meias em baxo e tude,déb..
    será k há cenas deste cigano no Utube??

    ResponderEliminar
  17. Queres em novo?
    http://www.youtube.com/watch?v=MUSXbF_8QM0

    Ou queres em versão tenente gruber?
    http://vimeo.com/46606056

    Sorry for no legends...

    ResponderEliminar