segunda-feira, 25 de junho de 2012

Cromo n.º 55 - Ronald Koeman



Depois da conversa no cromo anterior... tinha que ser o Koeman! Treinador pode não ser o melhor de sempre, mas centralão ou trinco goleador... partia tudo. Queria um cromo dele com a camisola da Holanda no Euro88, mas essa só aparece nos do Mundial90... e dois cromos seguidos da mesma colecção não pode ser. No máximo dois cromos seguidos de fato de treino.

17 comentários:

  1. tá bem, vou-te arranjar um cromo dele no Euro 88.

    O Ronald(o) tinha que ter qualquer coisa nas botas para a bola sair sempre com tanta força, eheheh

    Em termos de força nunca vi ninguém marcar livres como ele, só talvez o Cláudio Ibraim Vaz Leal, aka Branco.

    ResponderEliminar
  2. Right on... também assim de repente... o geraldão rivalizava com o branco nesses tempos gloriosos do império da fruta onde até paulo pereira parecia bom jogador....

    O lothar mathaus tinha ganda coice também... e havia o N'Kama... estou com ideia de que estou a esquecer alguém no pré-roberto carlos, mas se me lembrar logo volto ao assunto, eheheh

    Quanto ao cromo dele com a tal shirt de 88, não leste bem, eu encontrei um, mas era de 1990, mesma colecção do cromo anterior, não dava jeito.

    Quando acabar o euro meto o tal extra-soccer que mamamandaste, dont worrys

    ResponderEliminar
  3. és moçe pra te lembrares do HAAN,hein??? O sloct é . E bola pesava bem mais nos good old 70s..

    ResponderEliminar
  4. Para mim além do Roberto Carlos só comparável ou até melhor foi o Mihajlovic. Tanto marcava livres a 30 m ou mais como perto da área em colocação ou com força. Em Portugal acho que o Heitor era superior aos que referiram marcava quer livres, quer cantos muito tensos a cruzar a baliza, podia não ser grande jogador no resto mas nessa área foi para mim único. E houve um jogador que nunca passou da Liga de Honra chamado Luís Alves que marcava livres com um efeito que muitas vezes parecia mandar a bola fora e entrava sem defesa possível.

    ResponderEliminar
  5. Arie Hann já só me lembro como treinador, estou perto dos 40 mas ainda não lá cheguei como provavelmente tu, ahahah

    Gonçalo, lembro-me bem do Sinisa, mas esse aliava o jeito à força também, por isso não referi outros, como o Sousa-pai, ou o Klaus Aughentaler que era mais chapéus de meio-campo, eheheh

    O Heitor era realmente um portento, de qualquer lado, lembras bem.... e é curioso que nessa altura chegaram vários laterais esquerdos a baterem forte, muito antes de roberto carlos, ou seja, já mais na senda do branco. Lembro-me do Marco ou Marcos António do Boavista e do Zé Mário do Belenenses... sempre achei curioso não serem os laterais direitos a baterem bem livres e não os esquerdos... tirando o João Lís do Sporting que também batia bem, não era?

    ResponderEliminar
  6. Não sei desses não me lembro bem ainda era muito novo. Mas pode ter a ver com a técnica de bater a bola, há jogadores que se especializam nisso, é uma questão de praticar esses lances.

    ResponderEliminar
  7. hmmm olha que essa malta que referi é toda contemporânea do heitor... pessoal que chegou cá na altura em que o isaías chegou para o rio ave... "brilharam" tipo a partir de 87 em diante... e vieram quase todos eles do futebol carioca...

    Os que vieram para o farrense na altura do pitico, pereirinha e mais nove da terra do pitico acho que eram de tjimis paulistas... aquilo eram umas coutadas em pacote assim desse género... mesmo ao lado, para o Louletano, vieram todos não só do futebol carioca como todos do vasco da gama... era tipo parceria... alguns vinham só fazer 6 meses... e curiosamente nessa altura o Olhanense tambem teve 2 ou 3.... pacote paulista, mirandinha e jaiminho, lembro-me bem, não passou disso.

    ResponderEliminar
  8. Sim mas só me lembro do Heitor nos anos 90, em 90-91 lembro-me de ter estado em evidência na vitória do Nacional nas iantas, foi um canto ou livre dele que originou um dos golos e ele foi campeão do mundo de juniores em 1983 com o Bebeto, Dunga entre outros. Se não me engano o Porto e o sporting arrancaram esse campeonato com 11 vitórias seguidas e além dessa derrota do Porto o Sporting acho que perdeu em Chaves... Desses jogadores que falas, além do Pitico veio o Bahia um g.r. que vi jogar pelo Salir em 1993 numa fase final da 3ª divisão, também o Milton Mendes que se não me engano era do Vasco da Gama, o Pagani, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o miltom mendes era um clássico do louletano e beira mar, veio do vasco com pagani e os outros todos, mas não me lembrava que ele tivesse acabado em salir, ms faz sentido.

      O Pagani por acaso até acho que foi formado no santos... mas na altura TUDO o que vinha para o louletano era do vasco... até o mazinho campeão do mundo esteve próximo...

      O ROberto Bahía veio para suplente do Celso, no Farense... nada que já não se veja hoje, o POrto agora tem bracali e fabiano... o bahía acho que não era nada de especial, nem me lembro de o ver jogar, mas sei que depois andou por Salir, sim, na once in a lifetime cena deles na 2ª B, em que ainda jogaram com o Olhanense, tinham que jogar os jogos em Loulé, não tinham relvado.

      Eliminar
  9. Atão e o Dinda, pah? 'tá bem qu'esse já é mai'recente (finais de '90's), mas ainda mandava umas bujardas jeitosas.

    ... e tenho ideia que m'estou esquecendo dum moço também da década de '90 de clubes médios-baixos que tinha um pézinho entregador de belas pastilhas - mas, como normalmente nestas coisas, já se me varreu o nome de debaixo da língua. É sempre assim :x

    ResponderEliminar
  10. Quando ó cromo propriamentemestes dito, o Kúman... ainda me lembro do menino a marcar golos com a azul-grená vestida. E, claro está, da passagem pelo Benfica já feito metrossexual assumido. Teve mérito de matar o jejum de vitórias nas Antas, de dar uma descasca nos clubes ingleses na Liga dos Campeões... mas títulos foi a zeros. Meh...

    ResponderEliminar
  11. Ainda assim o koeman fez melhor na champions que o JJ... e com o moretto na baliza eliminou o campeão europeu em titulo e fez sofrer o futuro campeão!

    O dinda tinha ganda bujarda, sim senhor... lembro-me que esse era ponta-de-lança no brasil mas cá jogou mais atrás, por acaso tenho essa ideia, ainda vou pesquisar.

    ResponderEliminar
  12. Ainda a respeito de outros fuziladores de media/longa distância, tirem-me lá 'ma dúvida: o Amâncio, qu'era paraguaio e passou pelo Penafiel, pelo Vitória e pelo Tirsense, não atirava uns tirinhos perigosos de longe, ou estou a fazer cãofusão? Tinha aquela ideia que ele era um terror, mas agora olhando aos números acho qu'era mais fogo de vista...

    ResponderEliminar
  13. Não. O Amancio era o ratinho/conejiola de área... ele fazia era grande dupla com o César pé-canhão, autor dum hat trick nos 4-0 do penafiel ao zborde em 87/88.

    Na época a seguir tive a honra de vê-lo a jegar pelo mê olhanem e ainda hoje muita malta do meu tempo diz que foi o melhor jogador que viu jogar, não me venham cá com edinhos, ukras e djalmires... vá, ok, este ultimo ainda está a ferida muito aberta ainda... mas o césar era colosso pá... tanto fazia de maestro como de matador, cabelão à índio (nickname dele), meias em baixo e caparrão. Foda-se, pareço um gay a falar. Ele jogava pra caralho, além de ter estilo.

    E falando de tiraços, tive o prazer de vê-lo marcar o primeiro dos 5-1 ao louletano. Grande derby de luta pela subida em 88/89, tonanha (sim, o original, em final de carreira) marcao 0-1 para os balacós e a seguir césar, tó manel e companhia trucidam os gajos. Na segunda volta apacabou-se o gás rubro-negro (qué como quem diz o pilim) e levámos 4-1 acho. E quem subiu foi o uniãozinho da madeira. Nos anos anteriores tinham subido marite e nacenal, curioso...

    ResponderEliminar
  14. Ah, e esse primeiro dos 5-1 ao louletano foi um livre quase do meio-campo. Daqueles mesmo tipo toda a gente a dizer "ah, não acredito que ele vai atirar dali" e o zé miguel do futebol de praia ou o paulino do penteado À coisinho e das calças à vitó antes de vitó (um dos dois era o frangoleiro louletanense de certeza) foi buscá-la ao fundo. E na direita jogava o milton mendes, sim. Agrediu um apanha-bolas que hoje é gande cantor "pop", luis guilherme de seu nome.

    ResponderEliminar
  15. Olá, Melga!
    Eu tenho ido bem, e tu?
    Quando a Ronald Koemam, o melhor central holandês e um dos melhores centrais mundiais de todos os tempos, acho que é o central em todo o mundo que mais golos marcou ao longo da sua carreira.
    Como treinador de futebol de 11, eu acho que não esteve assim tão mal ao comando do S.L. Benfica (em 2005/2006), pois ganhou a Supertaça Cândido de Oliveira de 2005 e chegou aos quartos-de-final da Liga dos Campeões Europeus de Futebol de 2005/2006, onde eliminou nos oitavos-de-final o Liverpool F.C. :)

    ResponderEliminar
  16. olá moço de olhão , quero o cromo do pantera negra de leça, SERIFO.
    aqui...
    leça&benfica

    ResponderEliminar