sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Cromo n.º 12 - Marrafa
O primeiro cromo enviado por um convidado especial tinha que ser dedicado à Académica, que pela primeira vez na sua longa história ganhou na minha cidade. Vem assinado e tudo, do espólio magnífico do Amonte.
Sobre o Marrafa, sei que foi um histórico da Briosa, mas a verdade é que pouco me lembro dele, aliás, só me lembro dele já com bigode, gadelha menor, e a suplente do Vitor Nóvoa, na altura em que comecei a ver futebol a sério (pós-euro84). Aproveito para dizer que ainda vi esse mesmo Vitor Nóvoa e essa mesma Académica apanhar 5-1 prá Taça na minha cidade, era eu adolescente.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Falas muito desses 5-1, mas isso, até segunda-feira passada era quase música para os meus ouvidos.
ResponderEliminarÉ que de facto a Briosa nunca tinha em Olhão, só dois empatezitos, há muitos anos. Em contrapartida, já lá levámos 12-0. E 8-2. e 8-4.
PS. Em nenhum desses jogos o GR era o Marrafa, que nunca se cruzou com vocêzes na I Divisão.
No cromo do Marrafa, o Alexandre Alhinho é facilmente reconhecível. Mais ao fundo, só reconheço (?) o estilo: Rogério?
ResponderEliminarNas bancadas, na última fila lá em cima, deve estar o Gilinho.
Olha, fizestemir gungalar a carreira dele para ver se ele nos 70s não estaria já na Briosa e afinal tava em Setubal!!!
ResponderEliminarhttp://www.foradejogo.net/player.php?player=195312140001
O homem é de alcácer!!! Um daqueles que eu pensei que no máximo só poderiam ser dos arredores tipo condeixa ou coimbra C...
E parece que em 84/85 afinal ainda foi titular umas boas vezes... na época seguinte é que o Nóvoa começou a deixá-lo mais no banco.
ResponderEliminarSim, foi do Vitórria para a Académica, depois foi para o União da Madeira e Montijo antes de regressar à Briosa.
ResponderEliminarSó após o regresso foi titular insdiscutível, durante um ano, creio, com o VN e o Jorge como suplentes. Antes tinha sido suplente do Melo e do Hélder. Mas era um bom segundo GR, com um estilo sóbrio.
E lá no último plano será mesmo o Rogério?
O Marrafa não chegou a ser internacional júnior, ainda no V. Setúbal? Tenho essa convicção...
ResponderEliminarCromo espectacular, sem qualquer dúvida, enriquecido pela mão do próprio e tudo. Faça-se lá um zoom que o GM aparece!
Repararam no pormenor do brilho das chuteiras?
O Zé Freixo deve estar a roer-se de inveja!!! eh eh eh
Vi-o fazer uma exibição fantástica pelo União da Madeira.
ResponderEliminarQuanto ao jogador ao fundo, também voto no Rogério.
E, Estádio da Tapadinha.....
Tapadinha??? Então e está lá o Gilinho?
ResponderEliminarEntendam-se, PORRAAA eh eh eh, é Tapadinha ou Calhabé???
Pela minha parte, não arrisco. Embora aquelas árvores... :)
Off-topic, agora, se me é permitido: :)
Oh Melgácio, li hoje que tens aí um tesouro, de nome Edinho Júnior ... Juventus...!!! E que eu também "tenho" um, de nome Yohan...
Pois. Faça-se o que deve ser feito. :)
Mas lembrei-me que tens - e bem ! - grande admiração pelo Edinho Pai.
Veio-me aqui à memória uma cena pai-filho, vê lá!
Artur Quaresma, Campeão Nacional pelo Belenenses no único título daquele Clube - era o Clube do meu Pai - treinou o meu Beirinha. Era eu muito puto. Ia ver os treinos e gostava. Rematava muito bem à baliza no treino dos guarda-redes. O Frederico Passos rematava muito melhor!!!, mas o Artur Quaresma era ás também.
Gostava da maneira como ele falava com os jogadores, eu era muito puto, ouvia ... e memorizava religiosamente as frases que dele ouvia.
Um filho dele jogava nos juniores do Beira-Mar. Artur Jorge.
Era ponta de lança. De gabarito. Num jogo do Nacional de júniores marcou mais de 10 golos... talvez 12 ..., o Beira-Mar ganhou 22 ou 23 a 0, não me lembro, nem da equipa adversária (Espinho???)... Era da equipa onde jogava o Joca...
Vi a foto dele no Retrofoot há pouco tempo, mas já não me lembro em que equipa... Grande jogador e pl era o Artur Jorge Quaresma!!!!
Este Artur Quaresma, que conheci, não é familiar do Ricardo Quaresma.
O familiar do Ricardo Quaresma ligado ao futebol é Alfredo Quaresma, defesa-central do Belenenses e Internacional A, creio eu.
Não creio mesmo que Artur Quaresma tenha pertencido à PIDE!!!! Não acredito!!!!!
NÃO PERTENCEU!
Li agora uma coisa num site que me indignou.
ResponderEliminarOlha, Melga, se quiseres não publiques o que vou escrever! Ou apaga o post, a posteriori.
Não se pode brincar e glosar com coisas como a VIDA e a MORTE, penso eu.
O Gwahir glosou, pela segunda vez, que eu tenha conhecimento. Ultrapassa tudo. Não pode ser assim!!!! O criador de "Calimero", como qualquer ser humano, merece RESPEITO!
Fiquei com náuseas.
Assim, NÃO.
É aqui que eu me exprimo, foi aqui que deixei a minha indignação.
Se Cosme Damião lesse o que um tal de Gwahir escreveu, decerto o baniria da Família Benfiquista.
ResponderEliminarSe alguém duvida, leia a História do Glorioso e, em particular, a do seu Criador, sr. Cosme Damião. Um exemplo a seguir.
VALORES! É isso que distingue o SLB. Desde os primórdios.
É por isso mesmo que sou Benfiquista.
É por isso que repugno escritos como o de um tal de Gwahir, por muito benfiquista que ele diga que é. NÃO O É!!!! SER BENFIQUISTA NÃO É ISSO!
NÃO SE BRINCA COM A VIDA E COM A MORTE. NÃO SE BRINCA COM A MEMÓRIA DE UM SER HUMANO.
Eu digo Calhabé. Não tenho a certeza, mas penso que o Marrafa nunca jogou na Tapadinha pela Briosa. Pelo menos na I Divisão.
ResponderEliminarLogo confirmarei isso, na "Bíblia".
MV, take a deep breath... o Gwair é doutra geraçãopá, onde nada é sagrado, ehehehe Muito menos os antis.... esquece lá isso e dá-me a honra de que o cromo 13 seja teu... o King, pois não conheço 13 mais famoso. E pode ser com a camisola ovosmolense...
ResponderEliminarNão tenho dúvidas sobre o estádio, Tapadinha de certeza.
ResponderEliminarNão é Coimbra, pela envolvência (há tanto arvoredo???), e pelo tamanho das bancadas (muito baixinhas), mas sobre isso tenho que meter a viola no saco, porque tu conheces o estádio muito melhor que eu.
Só tive dúvidas por causa do ano da colecção, mas fui vê-la e constatei que há uma série de cromos (Hélder, Vitor Manuel, Brasfemes e Marrafa) com fotos tiradas na Tapadinha, mesmo sendo esta colecção de 78/79 e as fotos tenham sido tiradas em 76/77.
E o Marrafa não terá mesmo jogado, terá sido suplente do Hélder.
E o artur quaresma era tio-avô do ricardo quaresma, segundo li em muitos sítios... agora não li foi nada da pide ou pvide... li apenas que quando jogador foi um dos que se recusou a fazer a saudação faxizoide ao serviço da selecção iso sim.... por falar nisso, já visto o barragon no youtube? Djimais... o Cantona é que acho que o spottou!!!
ResponderEliminarQuem era tio-avô do RQ era o Alfredo Quaresma, também do Belenenses, mas defesa, também internacional.
ResponderEliminarE quem era do PIDE, diziam em Coimbra, era o Capela, GR do Belenenses campeão nacional.
Esse Alfredo Quaresma não é mais recente tipo idade do veloso ou nelson moutinho fazendo dele mais idade para ser tio do que avô?
ResponderEliminarDe qualquer modo, aparecue na imprensa que o Artur Quaresma era tio-avô do ciganito... don't balme the malta for copy pasting, eheheh
Sloct,
ResponderEliminarTalvez tenhas razão, quanto à Tapadinha. O Municipal também tinha umas árvores do lado da central descoberta, ao lado do parque de campismo. Ampliando a imagem, não só não consigo ver o Gilinho como também não consigo ver as barras de ferro que elevavam o pequeno muro que separava as bancadas da pista de atletismo. Ampliando, a imagem perde definição e tão pouco consigo identificar a publicidade nos painéis.
Pode ser Tapadinha. Mas, nesse jogo, pelo menos a Académica ganhou?
O Alfredo Quaresma jogou até 76/77 no Belenenses e ainda fez uma época no Vila Real. Foi internacional e penso que fez parte da equipa que jogou a Mini Copa no Brasil.
ResponderEliminarDepois de retirado, continuou ligado ao Belenenses, onde era porteiro ou guarda de campo.
O Alfredo Quaresma no Vila Real fez dupla de centrais com outra velha glória, o Zeca do Benfica.
ResponderEliminarO curioso disso tudo é que queriam subir de divisão e acabaram por descer.
A Académica nesse jogo não ganhou, aliás nem jogou, mas o Académico (pois, foi nesses tempos...) ganhou 1-0.