quarta-feira, 4 de abril de 2012

Cromo n.º 49 - Jean-Marc Bosman



O homem que mudou o mundo cão da bola. Ou não. Não confundir com o Johnny, que também jogou na Bélgica mas era holandês. Isto e muito mais no good old school style panini da ORDEM.

16 comentários:

  1. Soccer player wannabe. Valeu pela luta que travou, dando um contributo (in)questionável para o futebol mundial. Tenho uma foto do artista mas com uma camezola Olimpic, num treino do Glorioso. How priceless is that, MM? ;)

    ResponderEliminar
  2. ahahah és o segundo gajo que me diz logo isso, dele na Catedral, ao lado do MPH... disse algo como "se precisarem dum apanha-bolas eu venho" ou assim... não?

    Pá, e se ele era mau ou bom não sei, mas de certeza que era melhor que o Emerson a defesa esquerdo ou a central.

    ResponderEliminar
  3. Representando um clube que eliminou o SLB, algo que nem o Estrela da Amadora coseguiu...
    madjer87

    ResponderEliminar
  4. Bem, o Bosman não jogou no Wrexham. E se algo o Wrexham conseguiu foi eliminar o FCP. Acho até que foi o único clube que o Wrexham conseguiu eliminar. Disseram as más línguas, na altura, que os azuis não se preocuparam muito com a fruta dessa época porque estava madura, era comestível sem problemas previsíveis de digestão. Mas estava verde, eh eh eh.

    Adiante, que o Estrela da Amadora não tem culpa nenhuma disto, nem mesmo o Atlético Clube de Portugal que um dia foi tirar da Taça, no próprio covil, sim, covil, a agremiação que mais deve ao fair-play em Portugal.

    Ah! O Bosman e aquilo que representa. Pois é, meus caros, dei por mim a pensar quão seria (ou não) desejável ver transitar esse princípio do individual para o colectivo. Quer dizer: e se o SLB (ou qq clube europeu) pudesse disputar qualquer Liga da Europa? Confesso que não ficava transtornado. Em França, em Espanha, na Alemanha, na Suíça, no Luxemburgo, na Holanda, na Bélgica ...
    Várias coisas poderemos ter como certas. O apoio dos adeptos, a visibilidade, a portugalidade e a seriedade daqueles que têm por obrigação julgar o que se passa no terreno de jogo.

    Já há a Lei Bosman. Não me importava nada, antes pelo contrário, que viesse a haver a Lei Benfica. A sério mesmo, "pás". Corruptos que fiquem sozinhos. Mas haverá alguém de bom senso que acredite na verdade do futebol português???

    Adiante...

    Olha lá, GandaMM, vens cá a 13/5 ?

    Vai ser tudo sereno, com os "outros" é que é de pau em riste para bater em cabeças negras, até ficarem azuladas, eh eh eh, tão fidalgos que eles são, foi a sangue frio e tudo, eh eh eh eh.

    PS: os "outros" são só dois, que sabes bem quem são!!!... :) De resto é tudo na BOA! :)

    ResponderEliminar
  5. fair play? Isso é uma treta, ahahah

    Por acaso estava entre este ou outro cromo dele noutro clube e meti este para ver se alguém se lembrava do outro clube de Liége ter eliminado o Glorioso, eheheh

    Por acaso lembro-me que o SLB afastou o Montepellier-de-Valderramout com Valdo a dar os seus primeiros shows di bola e toda a gente pensou que os belgas iriam ser fichinha... o melhor jogadore deles era albanê sou maltês, dassss

    Quanto a visitas à veneza lusitana... já fiz uma, o clã é que está a dever...

    ResponderEliminar
  6. É verdade, é verdade!!!

    Ofatópico, o reverendo águamorta terá algo a dizer sobre o valor de mercado actual de doismilinhos comparados com os quinhentinhos de antanho? O homem é entendido nisso, tanto que tudo o que disse sobre "migalhas" foi aceite!!!

    Uiii, caganda estória vai aparecer... Aguardemos...

    ResponderEliminar
  7. Aquela carpete sintética em cima da caxamorra nunca menganou. Clearly a mobster.

    ResponderEliminar
  8. Estás a falar do "capachinho" de qual ? Eh eh eh

    Dos ólicos turtle ? Aros de turtle, not ninja turtle... :) O Ninja é o outro...

    Mas o Luís é do mesmo. Conheci-o de ginjeira. 1970. Refinou-se com o tempo, como o vinho do Porto. Estou convencido de que há-de acabar por aparecer um filtro que capte o depósito do pó... E mais convencido estou de que já faltou muito mais do que o que falta agora. :)

    E o turtle ... mmmmm, o que está a dar é corporativismo a fdr semelhantes... Não sei, não! Ainda não me apareceu un oiseau a piar quelque chose substantive mais ... subjective, oui. Vamos ter Festival de Cannes, estou convencido disso. Porrraaaa, é Cannes ou Cana que se diz??? :):):)

    ResponderEliminar
  9. Já me ia oubliando, esses mobsters lá de cima são burros, pá. Mas safam-se. O de mais abaixo tanto quis mostrar que é perito em intelligent services mas acho que não se vai safar. O rasto que deixou não é como as esc...'s ... Coisa complicada... Pseudopseudoconspiração, o Al não estará por detrás disto tudo, pergunto eu eugèniamente...

    Cana, não sei. Mas Cannes, vai haver!!!

    ResponderEliminar
  10. E o cromo nº 50, o próximo, tem que ser também "daqueles". Um "special one" adequado. Fernando Cabrita, não ainda, que esse Senhor merece um número mais centenário. Se fosse o 500 punhas o tio quinhentinhos eh eh eh eh, assim ... Escolhe lá um ganda Olhanense como Filhó, Reina, Gancho, Poeira(s), Gralho, Madeira, Gorriz, ... Se puseres o Cardoso (o do SCO 60's), tenho uma estória do caraças :)
    Bora aí.

    ResponderEliminar
  11. MV
    Raramente escrevo algo "por escrever". Assim, a menção ao SLB e CFEM neste cromo tem razão de ser, como bem lobrigou o dono deste establishment...
    Noutro tom: o (belo) livro sobre o Anselmo Pisa já cá mora...
    madjer87

    ResponderEliminar
  12. Respostas
    1. Pressinto que me escapou algo na referência ao CFEA...

      De resto, também creio ser raro escrever algo "por escrever", muito menos quando é sobre uma substância que, infelizmente, não foi ainda erradicada, dissolvida, neutralizada. Antes pelo contrário, mercê de catalizadores sempre bem conhecidos, tem refinado e potenciado a sua actividade.

      Deixando os termos químicos: enquanto as tristes figuras do futebol português continuarem no activo não me vou calar e deixar as verdades a caminho da penumbra. Tenha ou não tenha motivo directo para escrever "por escrever".

      No mesmo tom (lol): a gaiola está já aberta à espera de albergar (não, agora não estou a falar desses gajos :) ) essa obra que me está a deixar com mais água na boca do que outro bis do Nildo no próximo fim de semana! É que quem deu as primeiras bicadas no Dragão e na Luz foi a mesma equipazinha... eh eh eh

      Eliminar
  13. E parabéns à "equipazinha" que hoje foi ganhar brilhantemente a Braga, em plenos festejos do CENTENÁRIO.

    Parabéns também ao Ésse Cê Ó e a todos os seus adeptos, em particular ao Ganda Melga, pelo Centenário.

    Muito antes das "internetes" e dos blogues já eu tinha especial atenção pelo Histórico Olhanense. Porquê? Ora, foi o "Padrinho" do meu Beira-Mar na 1ª Divisão. Já lá vão 50 anos, para os que não sabem.

    Mas um ou dois anos antes, tinha eu uns 7 anos e já comprava jornais desportivos à chegada à estação de Pombal, onde passava as férias, um episódio ocorreu que me chamou a atenção para o nome do clube.

    A Bola saía às 2ªs 5ªs e sábados. O Record às 3ªs e 5ªs. O Mundo Desportivo às 2ªs 4ªs e 6ªs. Eu comprava todos. Mesmo todos mesmo, que a semanada era para os jornais, caramelos, livros dos 5 (alguns lia os da biblioteca itinerante da Gulbenkian) e rebuçados de jogadores no tempo do Octávio de Sá e do Matateu...

    Mas houve um dia de Setembro em que deixei de comprar o Mundo Desportivo. Porquê? Porque o Rolim, funcionário da CP, me disse "que o MD era um jornal mentiroso".
    "Mentiroso ?" - perguntei.
    "Sim. Pois. Publicaram entrevistas com jogadores do Olhanense e eles vieram dizer, todos, que era mentira, que não tinham dado entrevistas a nenhum jornal."

    O Rolim disse-me isto, nunca mais comprei o Mundo Desportivo.

    Logo a seguir foi a subida de ambos à 1ª Divisão. Estas memórias não me fugiram até agora. Creio que não vão fugir qq que seja o vírus que me ataque. :)

    PS: reparei que não houve comentários há uma série considerável de dias. Também não houve cromo 50, cromo novo, é certo. Mas...
    MM, if I repel other people,como alguém já disse noutro local, tell me! Mas diz mesmo, porraaaaa, pela via que quiseres.

    ResponderEliminar
  14. É pá, deve haver muita gente a nunca mais comprar O JOGO então, ahahaha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada mentira com seu tempo, ah ah ah. Mas esse pasquim que referiste tem lá (ou tinha... não sei porque não o leio) uma coluna 100% fidedigna: o Pato. De um tal de TTnotB cuja descendendente uma vez inventou um tal de sósia não sei de quem... Uiiiiiiiiiicagentessa :)

      Eliminar